DIABETES TIPO 1 2018-10-18T14:37:14+00:00

DIABETES TIPO 1

No diabetes tipo 1 o problema é que o corpo não produz insulina.

DIABETES DOS PACIENTES JOVENS COM PESO NORMAL

Esta forma de diabetes é responsável por menos de 10% dos casos, acomete crianças e adultos geralmente com peso normal, antes dos 35 anos, e é causado por um processo auto-imune no qual o nosso organismo passa a produzir anticorpos que destroem as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina o que acarretará a sua falta no organismo.

Os sintomas que surgem são decorrentes da concentração elevada de açúcar no sangue. Com o sangue mais viscoso ocorre a drenagem de água dos tecidos visando diluí-lo.

Como o rim não consegue manter todo o açúcar que é filtrando no sangue, uma grande quantidade escapa para a urina levando água junto. Este fenômeno desencadeia o aumento do volume urinário (poliúria) e sede (polidpsia).

Como o açúcar não consegue entrar nas células do corpo devido à falta de insulina o paciente emagrece e tem a sensação de fraqueza e fome constante (polifagia) evoluindo com perda de peso.

O tratamento deste tipo de diabetes consiste na aplicação de insulina, uma vez que o pâncreas se torna incapaz de produzi-la.