ÁREA DE ATUAÇÃO DO ENDOCRINOLOGISTA
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.

RESIDÊNCIA MÉDICA EM ENDOCRINOLOGIA
Endocrinologia e metabologia é uma especialidade exercida por médicos que estudam os hormônios e doenças metabólicas relacionadas a alterações hormonais.
Após a residência em clínica médica o médico passar por dois anos de formação intensiva na área de endocrinologia, estudando diariamente as doenças das glândulas hormonais e alterações no metabolismo relacionadas aos hormônios.
Dentro do campo de atuação do especialista em endocrinologia encontram-se doenças das seguintes áreas:
Doenças da hipófise
Tumores hipofisários (adenomas) produtores ou não de hormônios como: Acromegalia (adenoma secretor de GH), Doença de Cushing (adenoma secretor de ACTH-Cortisol), Prolactinomas (adenoma secretor prolactina), Tireotopinomas (adenoma secretor de TSH).
Reposição de hormônios hipofisários em situações como o hipopituitarismo e o diabetes insípidus, etc. Avaliação de lesões na região hipofisária.
Doenças da tireoide:
Nódulos de tireóide, câncer de tireóide, hipotireoidismo, hipertireoidismo, inflamações da tireoide (tireoidites) e etc.
Doenças da paratireoide:
Doenças que cursam com produção aumentada ou diminuída do hormônio que regula os níveis de cálcio (PTH ou paratormônio). Avaliação de hiper ou hipocalcemias.
Doenças da supra-renal:
Nódulos da glândula supra-renal, funcionantes ou não como Feocromocitoma (tumor produtor de adrenalina, noradrenalina e/ou dopamina), Aldosteronoma (tumor produtor de aldosterona), tumores produtores de cortisol (Doença de Cushing ACTH-independente), tumores com secreção mista.
Disfunção na produção de hormônios como por exemplo a hiperplasia adrenal congênita (alteração genética na produção do cortisol).
Doenças da produção de hormônios ovarianos e testiculares:
Síndrome dos ovários policísticos, reposição dos hormônios testiculares (testosterona) e ovarianos (estradiol e progesterona).
Doenças do desenvolvimento:
Baixa estatura, alta estatura, puberdade precoce, puberdade atrasada, síndromes genéticas, etc.
Doenças do metabolismo intermediário:
Diabetes melitus (açúcar) e dislipidemias (gorduras: colesterol e triglicérides)
Doenças do metabolismo energético:
Obesidade, anorexia nervosa e bulimia.
Doenças do metabolismo ósseo:
Osteoporose, raquitismo, osteomalacia, raquitismo hipofosfatêmico, doença da Paget, osteopetrose, fibrodisplasias etc.