HIPOTIREOIDISMO 2018-10-18T15:17:59+00:00

HIPOTIREOIDISMO

É uma doença que acomete mais as mulheres do que os homens, pode acontecer em qualquer idade.

FALTA DE HORMÔNIOS DA TIREOIDE

Consiste numa alteração da glândula tireoide que passa a produzir menos hormônio acarretando um alentecimento do metabolismo. É uma doença que acomete mais as mulheres do que os homens, pode acontecer em qualquer idade, porém é mais frequente o seu surgimento na adolescência e durante o período de menopausa.

A principal causa é a doença de  Hashimoto, uma doença na qual o nosso próprio corpo produz anticorpos que ao invés de combater bactérias ou vírus, passa a atacar a própria tireoide levando a redução da produção de hormônios.

Com a falta destes hormônios o corpo fica mais lento surgindo falta de energia, intolerância ao frio, intestino preso, sonolência e discreto ganho de peso.

O diagnóstico do hipotireoidismo é feito com a dosagem dos hormônios tireoidianos (que podem estar normais ou baixos) e do hormônio hipofisário TSH (que deverá estar elevado). Na prática, o rastreamento da doença com o TSH é suficiente, sendo poucas vezes necessária a determinação do T4 livre.

O tratamento do hipotireoidismo é simples, bastando realizar a reposição adequada dos hormônios da tireoide para que ocorra a correção completa de todos os sintomas.